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Açúcares são todos iguais? Entenda as diferenças nutricionais e calóricas
 Postado em: 04/02/2016 às 21h57
Açúcares são todos iguais? Entenda as diferenças nutricionais e calóricas

O açúcar refinado é visto como um verdadeiro vilão da dieta e da vida saudável, e surgem cada vez mais opções para fugir dele no mercado. Mas, afinal, existe mesmo diferença entre cada tipo? Para escolher com consciência o DAQUIDALI te conta o que muda em cada versão e quais são as mais positivas para incluir no dia a dia.

 

AÇÚCAR REFINADO

O açúcar refinado é o tipo mais comum, no entanto, é também o que contém o menor número de benefícios. “Ele passa por um processo de refinamento que o deixa branquinho e comCALORIAS VAZIAS, POIS PERDE GRANDE PARTE DOS NUTRIENTES”, explica a nutricionistaLILIAM TEIXEIRA FRANCISCO. Após o refinamento, esse produto ainda recebe aditivos químicos, muitas vezes pouco conhecidos, para clarear e conservar.

 

Esse alimento tem alto índice glicêmico, ou seja, o açúcar chega rapidamente à corrente sanguínea, um fator para o acúmulo de gordura abdominal.

 

Possui APROXIMADAMENTE 90 CALORIAS e 23 g de carboidratos por colher de sopa.

 

AÇÚCAR CRISTAL

Se difere pouco do refinado no que diz respeito aos nutrientes, a diferença está mais na sua capacidade de ser diluído e em parte do processo. “Ele é mais transparente e difícil de ser dissolvido. Passa por um refinamento mais leve, retirando boa parte dos sais minerais, mas rende bastante. ELE ACABA CONTENDO MENOS QUÍMICA QUE O REFINADO”, conta.

 

Possui CERCA DE 76 CALORIAS e 19 g de carboidratos por colher de sopa.

 

AÇÚCAR DE COCO

Está muito popular entre os adeptos dos treinos e da alimentação mais natural, e pode ser mesmo uma boa opção na hora de adoçar as bebidas ou preparar receitas. “Ele é retirado das flores da palma de coco e produzido de maneira mais rústica, sem adicionar aditivos químicos. O néctar é aquecido e se transforma em uma calda tipo caramelo, que depois é triturada e vira pequenos cristais”, aponta.

 

As calorias são as mesmas da versão refinada, mas a vantagem está na alta concentração de nutrientes, que fica bem próxima do original, e do índice glicêmico: “TEMOS O ZINCO, FERRO, POTÁSSIO, MAGNÉSIO E ALGUMAS VITAMINAS DO COMPLEXO B. O íNDICE GLICÊMICO TAMBÉM É MAIS BAIXO, pois libera a energia de uma forma mais lenta no organismo, muito usado por pessoas com hiperglicemia”.

 

Possui APROXIMADAMENTE 90 KCAL por colher de sopa.

 

AÇÚCAR MASCAVO

Considerado o mais saudável entre os açúcares provenientes da cana, a especialista conta que o mascavo é retirado logo após o cozimento do caldo da cana e não é refinado, o que faz com que ele conserve seus nutrientes. “ELE MANTÉM ALTOS ÍNDICES DE FERRO, CÁLCIO E SAIS MINERAIS, e tem uma qualidade muito melhor. Mas por esse motivo o sabor fica muito diferente, perto da rapadura, e algumas pessoas não aceitam bem esse paladar”, completa.

 

Possui CERCA DE 67 KCAL e 17 g de carboidratos por colher de sopa.

 

AÇÚCAR DEMERARA

O preço elevado faz com que muita gente acredite que o demerara é o melhor entre os açúcares, no entanto, ele é bastante similar ao mascavo. “Ele é usado em poucas receitas devido ao valor e tem um sabor mais suave. ELE PASSA PELO REFINAMENTO, MAS NÃO TEM ADITIVOS QUÍMICOS E CONSEGUE CONTINUAR COM SEUS NUTRIENTES, os mesmos que o do mascavo”, indica.

 

Possui CERCA DE 80 CALORIAS em uma colher de sopa.

 

Fonte: Daqui Dali


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